top of page

Por que a energia solar valoriza o meu imóvel?

Atualizado: 29 de jul. de 2022

Se você está interessado em investir em energia solar, saiba que além do retorno em forma de créditos, é possível ter melhores condições de vendas e locação do seu imóvel com uma usina solar instalada. Quer saber mais? Continue lendo.




Muitos consumidores buscam, ao instalar um sistema de geração de energia solar, uma economia nas contas de luz e um investimento com retorno garantido.


O que se tornou uma novidade para o mercado é que, segundo os estudos realizados pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia, EUA, a valorização do imóvel com uma usina solar pode chegar a 6% e que os investidores americanos estão dispostos a pagar R$ 15 mil dólares a mais em imóveis com energia solar.


No Brasil, este panorama não é diferente. A valorização de imóveis sustentáveis já foi analisada pela Cartilha do Ministério do Meio Ambiente e aponta que o aumento do valor pode chegar a 30%.


Em outras palavras, investir em energia solar, além de proporcionar o abatimento na fatura de energia através da geração de créditos mensais, também contribui para futuras negociações de um imóvel ou seu arrendamento.


Mas, por quê a energia solar irá valorizar o seu imóvel? Vamos te explicar a seguir.



Compradores ficam mais interessados


Segundo o Portal Tribunal de Contas da União, residências, condomínios ou empresas com energia solar são mais interessantes para investidores imobiliários.


Isso ocorre graças ao retorno do investimento junto a estrutura sustentável do edifício ou terreno.


Dessa forma, investimentos que propõem a auto suficiência e gestão de recursos são mais procurados e valorizados na compra e venda.




A sustentabilidade é valorizada


Quando pensamos sobre fontes de energia, principalmente àquelas que geram mínimo impacto ambiental, sempre pensamos em energia solar.


Por se tratar de um projeto de menor investimento, comparado a instalação de uma usina eólica e/ou hidrelétrica, o sistema fotovoltaico é a solução mais tangível de instalação desde residências de baixo consumo até indústrias de alta tecnologia .


O que podemos destacar é que a sustentabilidade e o uso de fontes renováveis de energia para consumo próprio ou de um ciclo de produção são valorizadas tanto pelo consumidor quanto pelo investidor.


Portanto, marcas, instalações, produtos que demonstram essa preocupação com os recursos naturais disponíveis chamam mais atenção do que aqueles que não prezam pela sustentabilidade.


Em um panorama geral, a energia solar contribui com a valorização do imóvel pois transforma o local em uma fonte de renda segura, sustentável e muito durável, viável para todos os tipos de negócios e consumidores.


7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page