top of page

Energia solar é para mim? 5 dúvidas respondidas e uma delas pode ser a sua

Atualizado: 29 de jul. de 2022

Quem nunca visualizou um anúncio dizendo “economize até 95% da sua conta de luz'' e se perguntou: ‘será que é tudo isso mesmo’?”. Se você é um deles, essa matéria é para você.

O mercado de energia solar é relativamente novo no Brasil e, por isso, muitas pessoas ainda não conhecem a possibilidade de gerar sua própria energia e nem as vantagens de se tornar um micro ou minigerador solar.

Além disso, quando começamos a investigar sobre o assunto, deparamos com diversos termos técnicos e condições para que a instalação seja um sucesso.

Posição do telhado, inclinação, direção do sol, corrente contínua, conexão, jurisdição com a concessionária e podemos citar muitos outros fatores.

Se você já pesquisou anteriormente sobre energia solar e ainda tem dúvidas se é um investimento vantajoso para a sua residência ou comércio, nós aqui da Paraná Energia Solar, vamos te ajudar.



  • 1) Energia solar é cara?

O primeiro ponto a ser considerado é que energia solar é um investimento. Ou seja, a aquisição de um sistema fotovoltaico é algo que lhe trará retorno sob o valor investido.


Inclusive, a energia solar é um dos investimentos mais rentáveis da atualidade, superando CDB e investimentos imobiliários.


Sob essa perspectiva, a energia solar não é cara já que é um investimento que se paga e ainda traz rendimento ao longo dos anos.


  • 2) O sistema fotovoltaico gera energia à noite?

Não, a energia solar é gerada graças à irradiação do sol sob os módulos fotovoltaicos, o que não ocorre durante o período noturno.


Contudo, muitos pensam que não há geração em dias nublados. Isso não é verdade.


Mesmo coberto pelas nuvens, a irradiação solar atravessa a camada atmosférica e ativa os módulos a gerarem energia, só que com menor intensidade ao compararmos com um dia ensolarado.


  • 3) Posso eu mesmo efetuar a limpeza dos módulos?

Orientamos nossos clientes a não fazerem a manutenção por conta própria devido a possibilidade de danificar o equipamento, além do risco de vida em trabalhos em cima de telhados ou manuseios sem proteção de correntes elétricas.


Tanto que nossa equipe técnica possui treinamento em altura, conhecido como NR-35, e utilizam equipamentos de proteção específicos para esse tipo de atividade (EPIs).


Além do mais, a garantia dos kits e conexões dependem também do manuseio correto dos equipamentos.


  • 4) Vou zerar a minha conta de luz com a energia solar?

Infelizmente não, pois existe uma cobrança de manutenção por parte da concessionária, o que conhecemos como taxa mínima.


E ainda devemos incluir a iluminação pública, que é acrescentada a fatura de energia.

Normalmente estes valores variam entre as concessionárias e os padrões de conexão (monofásico, bifásico ou trifásico), e impostos.


  • 5) Se eu me mudar, posso levar o sistema comigo?

Sim, é possível transpor o sistema fotovoltaico de um imóvel para outro desde que o novo local atenda aos requisitos de instalação, como área disponível, etc.


Também existe a possibilidade de ampliação de um sistema já existente ou a inclusão de mais uma usina para abater as contas de luz em diversos pontos através da modalidade conhecida como autoconsumo remoto.


Ficou interessado em saber mais sobre energia solar? Mande sua dúvida para gente. Nosso time de consultoria fotovoltaica está sempre à disposição.




21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page